Campinas do Sul

Tudo começou, quando por volta de 1960, um grupo de lideranças do recém emancipado município de Campinas do Sul, sentindo a necessidade de cooperação entre os agricultores, começou a pensar uma Associação Rural. 

Em 17 de dezembro de 1961, após muito empenho, nasce a Associação Rural de Campinas do Sul, com cento e onze associados, sendo eleito como Presidente, o Sr. Ulrich Hermann Hochele, mais conhecido como Germano Hochele, que esteve à frente da entidade. Além de Germano, se observarmos os sócios desta primeira associação, certamente todos nós ali encontraremos um familiar ou personalidade que também se destacou em outras atividades organizativas do município. 

Passado o tempo, em 1962 o mesmo grupo de associados, transforma a Associação em Sindicato dos Pequenos Produtores Rurais, sendo eleito provisoriamente como presidente, o Sr. Milvo Lorenzi. 

Em 1963, já com a nomenclatura de Sindicato dos Produtores Rurais é eleito em assembleia o novo presidente Sr. Rodolfo Manoel Borsatto, que permaneceu a frente da entidade até 1965, quando definitivamente em 30 de novembro, deste mesmo ano, através da concessão da Carta Sindical, nº 154.450/64 através da lei nº4214, editada pelo Ministério do trabalho e previdência social, e com mais uma troca de nomenclatura para atender as adequações legais da época, nesta mesma data o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Campinas do Sul, foi filiado à FETAG. E no ano de 2003, passou a compor uma das sedes do SUTRAF-AU, para em 2014 filiar-se à FETRAF-RS. 

Ao longo desta história, muitas foram as atuações, representações, lutas e conquistas, como conquista da aposentadoria para o homem, inicialmente de meio salário mínimo, depois para um salário; aposentadoria especial para agricultores aos 60 anos e para as agricultoras aos 55 anos; crédito subsidiado através do PRONAF; prestação de serviço de energia elétrica com a criação da CRERAL; auxílio maternidade; recursos para habitação rural; criação da Cresol. 

Serviços

O sindicato, por meio de seus colaboradores, desenvolve diversos tipos de trabalhos e serviços, tais como: 

– Encaminhamentos de benefícios referente à Previdência Social, sem a necessidade de se deslocar até a Agência do INSS; 

– Gabinete Odontológico, para a saúde e o bem estar dos agricultores, com equipe completa com dois cirurgiões dentistas e uma técnica de saúde bucal, nas áreas de Profilaxia, Implante, Endodontia, Ortodontia, Estética e Clínica Geral; 

– Plano de Saúde Unimed desde o ano de 2000;

– Cobrança de mais de 390 contas de luz da Creral; 

– Contabilidade e cobrança das taxas mensais de Água (Poços Artesianos) de dez Comunidades Rurais de Campinas do Sul; 

– Serviços referente ao CAR, INCRA e ITR, dentre outros. 

 

Atuação

Desde sua criação em 1965 até hoje, muito mudou, mas todos foram e são, no sentido de auxiliar os associados, também facilitando o acesso dos mesmos a programas de governo. 

Por meio da coordenação e diretoria, o SUTRAF Sede Campinas do Sul trabalha no sentido de lutar, buscando direitos e manutenção dos já adquiridos, sendo uma entidade atuante e respeitada perante a sociedade. 

Uma semente foi lançada, nasceu, cresceu e produziu muitos frutos. Precisamos que essa planta, produza novos brotos e muitas flores, para que esse projeto não morra jamais. 

Com certeza todos nós somos descendentes, familiares destes fundadores, que construíram a história neste município e região.

“Por que quem não vive da Agricultura familiar, depende dela para viver”

Maritanea Fátima Beltrano Bottini

Dimorvan Antonio Potrich

Cláudio Francisco Gobalchini

Alice Salete Camerini

Vilson Celuppi

Rosangela Martinazzo

Rodrigo Orlando

Delcio Luiz Santin

Lindomar Orlando

Neusa Fátima Camerini

Osmar Antônio Lorenzi

Telefone

(54) 3366-1209

Endereço

Rua General Daltro Filho, 1320 - Campinas do Sul

plugins premium WordPress