Mais de 100 famílias de agricultores familiares produzem alimentos que abastecem Cozinhas Comunitárias da CUT-RS
Em uma iniciativa solidária e de fortalecimento da agricultura familiar, o Sindicato Unificado dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Alto Uruguai – SUTRAF-AU e a Cooperfamilia realizaram nas duas últimas quartas-feiras a entrega de aproximadamente 30 toneladas de alimentos para as Cozinhas Comunitárias da Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (CUT-RS).
A ação tem como objetivo garantir alimentação saudável e de qualidade para comunidades em situação de vulnerabilidade social, reforçando a importância da agricultura familiar na promoção da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável.
Alimentos da agricultura familiar para quem mais precisa
Os alimentos entregues são produzidos por 110 pequenos agricultores do Alto Uruguai. Entre os itens estão frutas, legumes, hortaliças, feijão e outros produtos essenciais para a alimentação cotidiana das cozinhas comunitárias.
De acordo com o presidente da Cooperfamília, Isaías Wastchuk, a iniciativa faz parte de um esforço contínuo para fortalecer a conexão entre os produtores e as comunidades urbanas que necessitam de apoio alimentar. “Esse trabalho é fundamental para mostrar o papel da agricultura familiar na sociedade. Produzimos alimentos saudáveis e conseguimos garantir que eles cheguem à mesa de quem precisa”, disse.
Solidariedade e fortalecimento da agricultura familiar
Para o SUTRAF-AU, essa doação reforça a necessidade de políticas públicas que incentivem a produção e distribuição de alimentos pela agricultura familiar. “A entrega de alimentos como essa mostram que é possível estabelecer uma relação justa entre o campo e a cidade, garantindo renda para os agricultores e alimentação digna para as famílias mais vulneráveis”, afirmou Alcemir Bagnara, coordenador geral do SUTRAF-AU.
As Cozinhas Comunitárias são responsáveis por fornecer refeições para diversas famílias em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social em Porto Alegre. De acordo com o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, elas fazem parte do projeto CUT com a Comunidade que entre outras ações combate à fome, levando alimento à mesa dos trabalhadores, melhorando a qualidade de vida e promovendo educação e formação de qualidade.
Apoio e continuidade da ação
A entrega dos alimentos é possível por meio de um projeto de R$1,5 milhões realizado por meio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul – FETRAF-RS com a CUT-RS, que visa abastecer 18 cozinhas comunitárias. “Seguiremos empenhados para garantir que a produção da agricultura familiar chegue a quem precisa, promovendo um modelo sustentável e solidário de alimentação”, disse o coordenador geral da FETRAF-RS, Douglas Cenci.